Últimas Notícias

Institucional

Abril Azul: Episódio 08 – Como lidar com crianças autistas? E qual a diferença no antes e depois do tratamento?

A auxiliar terapêutica Kaisa Sanches fala sobre como lidar com uma criança no espectro e sobre as diferenças no antes e pós tratamento

Por Jefferson Bachega/ Londrina EC
quinta-feira, 27 de abril de 2023
Abril Azul: Episódio 08 – Como lidar com crianças autistas? E qual a diferença no antes e depois do tratamento?

Estamos no mês de abril e o Londrina Esporte Clube traz uma série com oito episódios falando sobre assuntos relacionados ao Abril Azul, mês da conscientização do Autismo. Em parceria com a Clínica TEAmo, conversamos com a psicóloga e terapeuta pelo Mind Institute, Micaely Cezar e com a auxiliar terapêutica em ABA, Kaisa Sanches. No oitavo e último episódio, Kaisa Sanches comenta sobre como lidar com uma criança no espectro e qual a diferença no antes e pós tratamento.

 

Como lidar com crianças autistas? E qual a diferença no antes e depois do tratamento?

 

Lidar com crianças autistas pode ser um desafio, mas existem algumas estratégias que podem ajudar:

 

Compreenda o autismo: Antes de tudo, é importante entender o que é o autismo e como ele afeta o desenvolvimento e o comportamento da criança. Isso ajudará a criar empatia e a lidar melhor com as dificuldades que a criança pode enfrentar.

 

Comunique-se claramente: Crianças autistas podem ter dificuldades em compreender a linguagem verbal e não verbal. Portanto, é importante falar de forma clara e simples, usar gestos e linguagem corporal para ajudar na compreensão.

 

Crie uma rotina consistente: Crianças autistas geralmente se sentem mais seguras e confortáveis quando têm uma rotina consistente. Tente manter a rotina da criança o mais estável possível, para evitar que ela se sinta confusa ou sobrecarregada.

 

Seja previsível: Crianças autistas podem ter dificuldade em lidar com situações imprevisíveis. Tente antecipar as mudanças na rotina ou no ambiente e preparar a criança com antecedência.

 

Proporcione atividades sensoriais: Crianças autistas frequentemente têm interesses e habilidades sensoriais específicas. Proporcionar atividades sensoriais pode ajudar a criança a se sentir mais confortável e a se engajar mais no ambiente.

 

Lembrando que cada criança é única e pode ter necessidades diferentes, então é importante adaptar essas estratégias para atender às necessidades individuais da criança. Também é importante buscar ajuda profissional de psicólogos, psiquiatras e outros profissionais de saúde, para ajudar no tratamento e no cuidado da criança autista.

 

O tratamento para o desenvolvimento das questões do espetro autista pode ajudar a melhorar o desenvolvimento da criança, mas é importante lembrar que cada criança é única e pode ter um conjunto diferente de necessidades. O objetivo do tratamento é ajudar a criança a lidar com os desafios do autismo, aprender habilidades sociais e de comunicação, e atingir seu potencial máximo de desenvolvimento.

 

Antes do tratamento, a criança pode ter dificuldades em se comunicar, interagir socialmente, lidar com mudanças na rotina ou no ambiente, e pode apresentar comportamentos repetitivos ou restritos. O tratamento pode ajudar a abordar essas questões e melhorar a qualidade de vida da criança.

 

Os tipos de tratamento disponíveis para o autismo incluem terapia comportamental, terapia ocupacional, terapia da fala, terapia de integração sensorial, medicamentos e intervenções educacionais. O tratamento geralmente é personalizado para atender às necessidades individuais da criança.

 

Depois do tratamento, a criança pode apresentar melhorias significativas no comportamento social, na comunicação, na interação e na adaptação a mudanças na rotina ou no ambiente. A criança também pode apresentar maior autoconfiança, autoestima e habilidades para lidar com situações desafiadoras.

 

Lembre-se de que o tratamento para o autismo é um processo contínuo e pode exigir ajustes ao longo do tempo. É importante trabalhar com os profissionais de saúde para monitorar o progresso da criança e adaptar o tratamento de acordo com as necessidades em constante mudança da criança.

 

Confira o oitavo e último episódio na TV LEC:

 

 

 

Não viu o primeiro episódio da série do Abril Azul? Clique AQUI e assista! Para ver o segundo episódio, clique AQUI! Para ver o terceiro episódio, clique AQUI e assista! Para ver o quarto episódio, clique AQUI e assista! Para ver o quinto episódio, clique AQUI! Para ver o sexto episódio, clique AQUI e assista! Para acompanhar o sétimo episódio, clique AQUI!

Mais Notícias do LEC
Newsletter
Assine a nossa Newsletter e receba todas as novidades do LEC!
Patrocinadores
Parceiros