"Nós queriamos uma combinação de cores diferentes e original. E naquele tempo nenhum dos grandes times nacionais usava o azul e branco". Palavras de José Luciano de Andrade, um dos fundadores do Londrina Esporte Clube.
O escudo é o símbolo mais tradicional do clube e principal elemento de identificação da marca. A marca do Londrina Esporte Clube é composta pelas cores azul e branca, relacionadas à rama de café. O verde das folhas e o vermelho dos frutos. A estrela prata acima do escudo representa a conquista da Taça de Prata de 1980.
De acordo com o Art. 175º do Estatuto do Londrina, o escudo do Clube é constituído: em uma figura aproximadamente triangular, contendo ao centro uma rama de café e, sobre a rama, a inscrição “LONDRINA”; a esquerda da rama, na parte superior a letra “E” e à direita da rama, na parte inferior a letra “C”. O contorno do escudo e as letras são azuis, a ramas verde com frutos vermelhos, tudo sobre um fundo branco.
O jornalista Victor Grein Neto, inspirado no filme Tubarão, publicou nos jornais O Estado do Paraná e Tribuna do Paraná, manchetes que chamavam o Londrina de Tubarão. A repercussão começou após um amistoso contra a Catanduvense, realizado antes do Campeonato Paranaense de 1976. Para o jornalista, o Londrina "engoliria" todos os adversários naquele ano.
Já o radialista Rubens Fernando Cabral alega ser o dono da ideia. Segundo ele, o apelido surgiu depois das vitórias contra o IX de Julho (5x1), Operário (4x1) e Grêmio Maringá (3x0) pelo Campeonato Paranaense. Cabral, na época na Rádio Clube, chegou a mandar confeccionar camisetas com um simpático tubarão.
Pelos documentos mostrados por Grein e a convicção nas palavras de Cabral, o jornalista J.Mateus, em seu livro “Londrina Esporte Clube - 40 Anos - Do Caçula Gigante ao Tubarão” preferiu fazer um julgamento nos padrões de Salomão: Victor Grein Neto é, de fato, o "pai" do mascote. Já Rubens Fernando Cabral o verdadeiro "padrinho" do tubarão. (Fonte: Livro Londrina Esporte Clube - 40 Anos - Do Caçula Gigante ao Tubarão, de J.Mateus)
O Tubababy é o mascote infantil do Londrina, que fala do amor pelo futebol na linguagem dos pequenos. Símbolo de liderança e carisma, ele ensina as crianças sobre a importância de se jogar com raça e a respeitar os adversários dentro e fora de campo. Além de incentivar a paixão pelo LEC desde cedo.
HINO OFICIAL DO LONDRINA ESPORTE CLUBE
AUTOR: João Arnaldo
I
O azul celeste da tua bandeira
Simbolizando o céu do paraná
O branco, a paz de tua gente ordeira
Que em outras terras sei que igual não há.
O teu brasão resume a tua história
Na altivez da rama do café
Tu surgiste oh! grande Londrina
do seio de um povo que tem muita fé.
(Refrão)
Londrina... Londrina... Londrina...
Estás presente em cada coração
Caçula-gigante nasceste
E hoje és o destemido tubarão.
Londrina... Londrina... Londrina...
Nossa torcida vibra em cada emoção
E o que importa é o ideal de vitória
Pois para nós, tu serás sempre campeão.
II
Meu tubarão, time de tantas glórias
É uma força do norte ao sul
Venceu fronteiras e já fez histórias
Tua camisa branca e azul.
És o orgulho de uma cidade
Que se formou na era do café
Tu surgiste oh! Grande londrina
do seio de um povo que tem muita fé.
BANDEIRA DO MEU CORAÇÃO
AUTOR: João Só
I (2x)
Londrina tu és o maior
Bandeira de lutas e glórias
Londrina tu és o melhor
És mais do que uma história
No campo somente é vencer
Nos dando alegria sem fim
A cores que formam você
São cores feita pra mim.
II
Avante Londrina a vitória
Bandeira do meu coração
Avante ô time de glória
Seu lema é ser campeão
Avante bandeira a vitória
Lá no alado enfim
Londrina café e esporte
Londrina você é assim.
Avante Londrina a vitória
Bandeira do meu coração
Avante ô time de glória
Seu lema é ser campeão
Avante bandeira a vitória
Lá no alado enfim
Londrina café e esperança
Londrina você é assim.
DE ACORDO COM O ESTATUTO DO CLUBE:
Art.174º - A bandeira do LONDRINA é bicolor, azul e branca, sendo estas cores dispostas da seguinte maneira: Uma faixa horizontal superior e inferior azul e uma faixa horizontal intermediária branca.
Art.175º - Ao centro da faixa branca está afixado o brasão do LONDRINA que consiste em uma figura aproximadamente triangular, contendo ao centro uma rama de café e, sobre a rama, a inscrição “LONDRINA”; a esquerda da rama, na parte superior a letra “E” e à direita da rama, na parte inferior a letra “C”. O contorno do escudo e as letras são azuis, a ramas verde com frutos vermelhos, tudo sobre um fundo branco.
Art.176º - A bandeira do LONDRINA é privativa dos mastros, contudo poderá ser desfraldada em solenidades, reuniões e competições, em que se manifeste o dever e oportunidade de sua presença.