Últimas Notícias

Institucional

Novembro Azul: Episódio 04 – Como é o acompanhamento do paciente com Diabetes?

A endocrinologista Júlia Morales fala sobre o acompanhamento do paciente com Diabetes

Por Jefferson Bachega/ Londrina EC
sábado, 26 de novembro de 2022
Novembro Azul: Episódio 04 – Como é o acompanhamento do paciente com Diabetes?

Estamos no mês de novembro e o Londrina Esporte Clube traz uma série com cinco episódios falando sobre assuntos relacionados ao Novembro Azul, campanha na prevenção ao Diabetes. Nesses cinco episódios em parceria com a Clínica Cen, conversamos com a endocrinologista Júlia Morales. O quarto episódio vai abordar como acontece o acompanhamento do paciente com Diabetes.

 

Como é o acompanhamento do paciente com Diabetes?

 

O acompanhamento do diabético depende caso a caso, pois depende do tipo de tratamento que ele vem fazendo, a cada três ou seis meses precisa vir à consulta para fazer novos exames e não só exames relacionados à glicemia, ao nível de açúcar, mas também avaliar função renal, entre outros.

 

Além disso, de tempos em tempos, é importante fazer uma avaliação com o oftalmologista, para avaliar fundo de olho, pois uma das complicações é alteração vascular da retina, acompanhamento com nefrologista, quando existe já alguma complicação, acompanhamento com cardiologista, para prevenção também, então o acompanhamento do diabético as vezes não é só com o endocrinologista, é multidisciplinar.

 

Envolve as vezes acompanhamento psicológico, principalmente no diabético Tipo 1, que começa na infância e tem muitos problemas no decorrer, nutricionista para organizar essa alimentação, contagem de carboidratos de quem faz o uso de insulina. Hoje em dia, o acompanhamento está muito mais fácil, pois antigamente tinha apenas aquelas fitinhas de furar o dedo para ver o nível de glicose, hoje em dia já existem aparelhos, sensores que se coloca no braço e através de leitura do celular, pelo software, ele consegue fazer a leitura desse nível de açúcar no sangue e regular o Diabetes. Bombas de insulina, que a gente consegue mandar o comando e ela mana a insulina, então hoje, o Diabetes evoluiu muito.

 

Como dito em um vídeo anterior, não é justificável não tratar o Diabetes, hoje em dia temos muitas opções de tratamento, facilidades para manter o bom controle e evitar as complicações. As complicações são vasculares, tanto: cardíaco, quanto renal, quanto vascularização periférica, de membros inferiores e retina, por isso, que sempre acompanha, mas tudo que é vascular, então o corpo todo, sofre se tiver um Diabetes descontrolado.

 

Confira o quarto episódio com a TV LEC:

 

 

 

Não viu os primeiros episódios da série Novembro Azul? Clique AQUI para ver o primeiro episódio, AQUI para ver o segundo episódio e AQUI para ver o terceiro episódio!

Mais Notícias do LEC
Newsletter
Assine a nossa Newsletter e receba todas as novidades do LEC!
Patrocinadores
Parceiros