Últimas Notícias

Institucional

Novembro Azul: Episódio 05 – Como é o exame? Como quebrar o tabu do exame de toque?

O urologista André Sorgi Macedo fala sobre o procedimento do exame e como quebrar o tabu dos homens com o exame de toque

Por Jefferson Bachega/ Londrina EC
quarta-feira, 23 de novembro de 2022
Novembro Azul: Episódio 05 – Como é o exame? Como quebrar o tabu do exame de toque?

Estamos no mês de novembro e o Londrina Esporte Clube traz uma série com seis episódios falando sobre assuntos relacionados ao Novembro Azul, campanha na prevenção ao Câncer de Próstata. Nesses seis episódios em parceria com a Clínica Cen, conversamos com o urologista André Sorgi Macedo. O quinto episódio irá abordar como é o exame e como quebrar esse tabu do exame de toque.

 

Como é o exame? E como quebrar o tabu do exame de toque?

 

A partir dos 40 anos, pessoas do sexo masculino, devem fazer o que chamamos de rastreio. Isso significa que eles, devem fazer exames que vão procurar identificar qualquer sintoma da doença, antes mesmo dos sintomas aparecerem.

 

Em geral, os urologistas solicitam  exame de sangue para determinar quais os níveis de PSA, antígeno prostático específico. Quando a presença desse antígeno é expressiva, isso pode ser indicativo de câncer de próstata.

 

Além do PSA, o médico pode fazer o exame de toque retal. É rápido e simples. O médico, usando luva e lubrificante, introduz um dedo no reto do paciente e, desse modo, consegue sentir se a próstata apresenta-se normal ou tem alguma alteração como endurecimento ou inchaço.

 

Mesmo quando não há possibilidade de se fazer o PSA, o exame de toque pode ser essencial no diagnóstico precoce. Por isso ele é tão importante!

 

Confira o quinto episódio com a TV LEC:

 

 

 

Não viu os primeiros episódios da série Novembro Azul? Clique AQUI para ver o primeiro episódio, AQUI para ver o segundo episódio, AQUI para ver o terceiro episódio e AQUI para ver o quarto episódio!

Mais Notícias do LEC
Newsletter
Assine a nossa Newsletter e receba todas as novidades do LEC!
Patrocinadores
Parceiros