Últimas Notícias

Equipe Principal

Roberto Fonseca é o novo treinador da equipe principal do Londrina

Identificado com o clube no qual já atuou como atleta e treinador, Fonseca está de volta ao LEC para um vínculo inicial até o fim da temporada

Por Gustavo Oliveira/ Londrina EC
segunda-feira, 29 de março de 2021
Roberto Fonseca é o novo treinador da equipe principal do Londrina

A equipe principal do Londrina Esporte Clube tem um novo treinador. É Roberto Fonseca, que volta a comandar o Tubarão depois de dois anos da última passagem dele pelo clube. Tem agora a missão de conduzir o time londrinense às primeiras posições do Campeonato Paranaense e a um bom desempenho no Brasileiro Série B.
 

Identificado com o LEC e com a cidade, Fonseca vai para a quinta passagem dele no comando técnico do Alviceleste. Dirigiu o time principal no Brasileiro Série C de 2005, no Paranaense de 2007, no Brasileiro Série B de 2018 e na Copa do Brasil de 2019. 
 

Somando todas elas, foram 39 partidas no comando do Londrina. Conquistou 15 vitórias e 12 empates. Ao lado de Roberto Fonseca, o time londrinense anotou 51 gols e sofreu 50.
 

“Uma volta para o Londrina é sempre uma responsabilidade muito grande para mim”, afirma Roberto Fonseca. “Aqui é minha casa. Por aqui, passei várias vezes como atleta e como treinador. Por isso, venho com o compromisso de fazer nessa volta um trabalho que possa representar bem a camisa e o amor que o torcedor do Londrina tem pelo clube”, completa.
 

O contrato inicial de Roberto Fonseca com o Londrina é até 30 de novembro de 2021. Além do treinador, o auxiliar técnico Roberto Fonseca Jr. também passa a fazer parte da comissão técnica do LEC. 

RobertoFonseca_Londrina_29-03-2021_Foto_GustavoOliveira_01_
Roberto Fonseca, durante apresentação ao elenco do Londrina em 2021
Foto: Gustavo Oliveira/ Londrina Esporte Clube

 

Identificação com o Tubarão
Roberto Teixeira da Fonseca tem 58 anos de idade. Nasceu em 3 de junho de 1962 em Mandaguari (75Km de Londrina). O carinho e a história de dedicação ao clube vêm bem antes de ele se tornar treinador. 
 

Começou no futebol como atleta, nas categorias de base do próprio LEC. Zagueiro de bom posicionamento em campo e uma excelente impulsão, foi campeão estadual de juniores com o Tubarão, em 1981. No ano seguinte, já era atleta do time principal alviceleste. 
 

Roberto ficou no Tubarão até 1984, quando foi transferido para o São Paulo. No time paulistano, conquistou o primeiro título profissional, o Paulista de de 1985. 
 

Atuou ainda por várias equipes do interior de SP e do Nordeste. Voltou a passar pelo Londrina, em 1989. Retornou ao Tubarão em 1996 e por aqui jogou até a temporada de 1999, quando se transferiu para a Portuguesa Londrinense e encerrou a carreira.

RobertoFonseca_Londrina_1996
Roberto Fonseca (quarto em pé, da esquerda para a direita) com a braçadeira de capitão do Londrina no Brasileiro Série B de 1996
Foto: Arquivo pessoal

 

Como treinador
Roberto Fonseca começou a carreira de treinador na Portuguesa Londrinense logo após se aposentar dos gramados. E não demorou muito para levantar a primeira taça. Foi em 2001, quando levou o Águia Futebol, equipe da sua cidade natal, ao título da Série A3 do Campeonato Paranaense. Desde então, conquistas não faltaram nos 33 clubes pelos  quais passou. 
 

Experiência que torna Roberto Fonseca um dos poucos treinadores que trabalhou em todas as regiões do Brasil e que conhece a realidade e o perfil dos jogadores de cada uma delas. Esteve com o LEC em momentos de grande dificuldade financeira do clube, no Campeonato Brasileiro da Série C de 2005 e no Campeonato Paranaense de 2007.  
 

O melhor desempenho com o Tubarão foi em 2018. Assumiu o time na zona de rebaixamento do Brasileiro Série B, na virada do primeiro para o segundo turno. E com uma grande arrancada, levou a equipe para as primeiras posições e a uma disputa por uma vaga na Série A, que acabou escapando nas rodadas finais. 

GustavoOliveira_033
Roberto Fonseca comanda o Londrina durante o Brasileiro Série B de 2018
Foto: Gustavo Oliveira/ Londrina Esporte Clube (24-11-2018)

 

Na temporada 2020, conduziu o Novorizontino-SP à quinta melhor campanha da primeira fase do Campeonato Paulista. Também levou o time do interior de SP ao acesso da Série D para a Série C do Brasileiro.
 

Além de conquistas estaduais e acessos no currículo, foi campeão da Copa do Nordeste, principal torneio regional do país, de 2018 com o Sampaio Correia. 

Mais Notícias do LEC
Newsletter
Assine a nossa Newsletter e receba todas as novidades do LEC!
Patrocinadores
Parceiros