Últimas Notícias

Equipe Principal

Londrina e Maringá FC são impedidos de jogar no Estádio do Café

Determinação partiu do prefeito Marcelo Belinati após recomendação do MP. Clubes foram notificados quando as delegações já seguiam para o estádio

Por Gustavo Oliveira/ Londrina EC
sábado, 27 de fevereiro de 2021
Londrina e Maringá FC são impedidos de jogar no Estádio do Café
O zagueiro Marcondes, durante trabalho de aquecimento no Estádio do Café (Foto: Gustavo Oliveira/LEC)

Não houve jogo no Estádio do Café. Na noite deste sábado (27), a equipe principal do Londrina Esporte Clube enfrentaria o Maringá FC pela rodada de abertura do Campeonato Paranense de 2021. A partida começaria às 19h15. Mas foi impedida de ser realizada após decreto assinado pelo prefeito Marcelo Belinati e pelo diretor superintendente da Autarquia Municipal de Saúde do município, Carlos Machado.
 

Devido à pandemia causada pela Covid-19, o jogo seria realizado sem a presença de público. Inclusive, o estafe das duas equipes e do estádio, além de atletas, profissionais de imprensa e da arbitragem só puderam acessar o local da partida após comprovação por meio de testagem que comprovasse a não-presença do novo coronavírus. 
 

O jogo seria mostrado ao vivo pela TV LEC, que já havia providenciado toda estrutura de transmissão desde o início da manhã do mesmo dia. E quando as duas equipes já se dirigiam para a partida e se acercavam do Estádio do Café, foram notificadas pelo poder público de que o jogo fora cancelado.

Londrina x Maringá FC
Delegação londrinense chega ao Estádio do Café para a partida, que não aconteceu
Foto: Gustavo Oliveira/ Londrina Esporte Clube

 

ENTENDA O CASO
Na última sexta-feira (27), o governador Ratinho Junior determinou um rigor maior quanto às medidas de controle devido ao avanço do novo coronavírus. No Decreto 6983, estabeleceu-se que a população fique recolhida em isolamento social entre às 20h e 5h da manhã entre 27 de fevereiro e 8 de março. 
 

Estabelecimento comerciais, setores da indústria e atividades não essenciais também ficam fechados no período. 

A decisão do governo do estado poderia ou não ser seguida pela municipalidade. Isto porque, em abril de 2020, o Superior Tribunal Federal (STF) determinou que estados e municípios têm autonomia para tomar as medidas que acharem necessárias para combater o novo coronavírus, como isolamento social, fechamento do comércio e outras restrições.
 

Mesmo com o decreto estabelecido pelo governo do estado, a rodada de abertura do Paranaense 2021 foi mantida pela Federação Paranaense de Futebol. Exceção feita ao jogo entre FC Cascavel e Paraná Clube, também previsto para este sábado (27). Ainda na sexta-feira (26), ambos os clubes foram informados da não-realização do jogo após recomendação do Ministério Público acatada pela Prefeitura Municipal de Cascavel por meio de sua Secretaria de Saúde.

Germano_Londrina_27-02-2021_Foto_GustavoOliveira_02_
O executivo de futebol Germano conversa com o elenco após a confirmação de que não haveria partida
Foto: Gustavo Oliveira/ Londrina Esporte Clube

 

Em Londrina, essa decisão chegou mais tarde, quase na hora do pontapé inicial para o jogo. Chegou quando os ônibus dos times londrinense e maringaense já se deslocavam para o Estádio do Café. Veio após recomendação da promotora Susana Broglia Feitosa Lacerda, do Ministério Público. Recomendação que foi acatada pela Prefeitura Municipal de Londrina às 16h44. A assinatura digital do Município, às 17h21.
 

“Fico entristecido pela maneira como a situação foi conduzida”, afirmou o gestor de futebol do Londrina Esporte Clube, Sergio Malucelli. “Foi uma falta de respeito com o Londrina, com o Maringá e com os torcedores. O decreto do governador saiu na sexta-feira. No mesmo dia, já se soube em Cascavel que o jogo do dia seguinte não seria realizado. Aqui, soubemos apenas no dia da partida. É um absurdo o que fizeram”, lamentou.
 

“Recebemos a notícia quando estávamos no caminho para o Estádio do Café”, revelou o presidente do Maringá FC, Joao Vitor Mazzer. “Ficamos perplexos com o horário em que saiu a decisão. Por isso optamos em seguir viagem para ver mesmo se não teria jogo. Não acreditávamos que um jogo seria cancelado tão em cima da hora. Toda a operação de jogo estava aqui. Um ambiente muito seguro e restrito. Acredito que foi até um desrespeito com com muito mais segurança do que muitos outros segmentos que estão podendo funcionar durante este lockdown”, completou.

GUS_0623
Sergio Malucelli e João Vitor Mazzer na sala de imprensa do Estádio do Café
Foto: Gustavo Oliveira/ Londrina Esporte Clube

 

VIATURA DA GUARDA MUNICIPAL INVADE O GRAMADO
Já no Estádio do Café, londrinenses e maringaenses deram sequência aos protocolos e procedimentos pré-jogo. Ambas as equipes chegaram a ir ao gramado para o trabalho de aquecimento, enquanto as diretorias entravam em contato com os representantes do poder público e da Federação Paranaense de Futebol, buscando entender a decisão e encontrar um desdobramento diferente. 
 

Mas não houve solução. Partida cancelada, logo as duas equipes voltaram aos vestiários e já se preparavam para deixar o estádio. Momento em que coincidiu com a chegada de viaturas da Guarda Municipal de Londrina ao Estádio do Café. Uma delas inclusive invadiu o gramado, o que causou um princípio de tumulto e certamente gerou uma despesa à própria administração municipal, já que estacionou sobre um dos bicos de irrigação do estádio e comprometeu a peça. Além, claro, de danificar o gramado.

ViaturaGuardaMunicipal_Londrina_27-02-2021_Foto_GustavoOliveira_01_
Viatura da Guarda Municipal de Londrina dentro de campo no Estádio do Café
Foto: Gustavo Oliveira/ Londrina Esporte Clube

 

COMO FICA
A partida entre Londrina e Maringá será remarcada para uma nova data, ainda a ser definida pela Federação Paranaense de Futebol. O Tubarão analisa ainda os detalhes do decreto municipal (253/2021), para programar a agenda de treinos do time principal e da categoria de base, que disputa em março a Copa do Brasil Sub-20.
 

A partida do Alviceleste contra o Paraná Clube, prevista para as 17h40 da terça-feira (2), em Curitiba, também está adiada já que a prefeitura da capital também aderiu ao lockdown e passou a proibir as partidas de futebol profissional também. 
 

Ainda de acordo com o decreto na cidade de Londrina, a partida entre o LEC e o Azuriz, válida pela terceira rodada e prevista para as 16h de domingo (7) no Estádio do Café, não poderá ser realizada. 

GuardaMunicipal_Londrina_27-02-2021_Foto_GustavoOliveira_01_
Presidente da Fundação de Esportes de Londrina, Marcelo Oguido, conversa com soldados da Guarda Municipal
Foto: Gustavo Oliveira/ Londrina Esporte Clube


COMO OS TIMES ESTAVAM ESCALADOS PARA O JOGO
Após quatro semanas de preparação, o técnico Silvinho escalou um time que teria as estreias do lateral-direito João Carlos, do lateral-esquerdo Luiz Henrique e do volante Jean Henrique. De volta ao clube após uma temporada de empréstimo a Ponte Presta e CRB, o atacante Safira também iniciaria o jogo no time titular.


JoaoCarlosTorres_Londrina_27-02-2021_Foto_GustavoOliveira_02_
O lateral-direito João Carlos, um dos jogadores que fariam a estreia pelo Tubarão
Foto: Gustavo Oliveira/ Londrina Esporte Clube

 

Ficha técnica:
27 de fevereiro de 2021, sábado
LONDRINA x MARINGÁ FC [Jogo adiado]
Campeonato Paranaense | 1ª rodada 
Local: Estádio do Café, em Londrina/PR
Início: 19h15
Condições meteorológicas: chuva. Temperatura: 23ºC
Público e renda: portões fechados devido à pandemia causada pela Covid-19
 

Árbitro: Lucas Paulo Torezin/PR
Assistentes: Luciano Roggenbaum/PR e bruno Fernando Aparecido Rohling/PR
Quarto árbitro: Fábio Marcos Zoccante/PR
 

LONDRINA
01. Dalton
02. João Carlos
03. Willian Correia
04. Marcondes ©
05. Jean Henrique
06. Luiz Henrique
07. Douglas Santos
08. Matheus Bianqui
09. Safira
10. Adenílson
11. Victor Daniel
Técnico: Silvinho

Suplentes:
12. Alan, 13. Zé Pedro, 14. Luan Marchiori, 15. Lucas Costa, 16. Hélder, 17. Felipe Camillo, 18. Romisson, 19. Carlos Henrique, 20. Thiago Henrique, 21. Danilo, 22. Wilker e 23.Uelber.
 

MARINGÁ FC
01.Caio 
21.Nhayson
03.Rafael Castro
04.Vilar
16. Gui Alves
15. Parrudo
05.Cazonatti
06.Sheldon
07.Mirandinha
29.Vinícius
09.Murilo Magno
Técnico: Marcos Soares

Suplentes:
12.Lucas Silva [goleiro], 08.Queven, 10.Bassani, 13.Aquila, 14.Thiago Silva, 17.Renê, 18.Patrikão, 19. Gui Sales, 22.Marcello [goleiro], 26.Brito, 27. Cássio e 28. Gustavo Silva.

Mais Notícias do LEC
Newsletter
Assine a nossa Newsletter e receba todas as novidades do LEC!
Patrocinadores
Parceiros