Últimas Notícias

Institucional

A cidade de Londrina em 1980

Confira como era o município londrinense na época da conquista da Taça de Prata

Por Jefferson Bachega/ Londrina EC
terça-feira, 19 de maio de 2020
A cidade de Londrina em 1980
A cidade de Londrina no começo da década de 1980. (Foto: Arquivo Heraldo Felipe Faria)

Vamos voltar 40 anos na história, chegar no ano de 1980, uma data marcante para o futebol londrinense, para a cidade de Londrina e para todo o Estado do Paraná. Neste ano, o Londrina Esporte Clube conquistou a Taça de Prata, sendo o primeiro título a nível nacional de um clube paranaense. Você lembra como estava a cidade de Londrina na época? O Londrina Esporte Clube irá relembrar alguns fatos!


Confira como era a cidade de Londrina em 1980:

 

Situação da cidade

 

Em 1980, a cidade de Londrina já era a segunda maior do Estado do Paraná e uma das principais do Sul do Brasil, principalmente por conta da produção do café até meados da década dos anos 70.

 

Em 1975, a geada negra dízimos muitos cafezais no Estado, principalmente em Londrina, que era conhecida como a “Capital Mundial do Café”. Em 1980, a cidade tinha de população 301.711, segundo dados do IBGE.

 

Antônio Belinati estava no seu terceiro ano como prefeito do município, na época, o mandato era por seis anos. Este era o primeiro dos três mandatos de prefeito que exerceu Antônio Belinati.

 

Lago Igapó

 

Em 1980, o grande cartão postal da cidade de Londrina, o Lago Igapó foi esvaziado e assim ficou por quase um ano, para o desassoreamento e para manutenções.

 

Terminal de ônibus e terminal rodoviário

 

No ano de 1980, ainda não existia o Terminal Urbano Central de Londrina, o local onde as linhas de ônibus paravam no centro era na parte central do bosque de Londrina, na Rua Piauí. Atualmente, o local é fechado para passagens de veículos, apensa pessoas podem transitar no local.

 

Como o Terminal Central, o Terminal Rodoviário de Londrina se encontrava em outro local, onde hoje é o Museu de Arte de Londrina, na parte Sul da Praça Rocha Pombo, junto à Rua Sergipe.

 

Linha Férrea

 

Quando o Londrina conquistou a Taça de Prata, as linhas férreas ainda cortavam a cidade. A Avenida Leste-Oeste surgiu em meados dos anos 80, em seu local, trens que foram pioneiros na chegada dos ingleses a Londrina na década de 30 ainda movimentavam a cidade.

 

O atual Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss era o prédio da segunda estação ferroviária da cidade. As linhas férreas dividiam a cidade, onde o centro ficava acima da linha e os bairros mais humildes abaixo da linha férrea.

 

Festivais em Londrina

 

O FILO (Festival Internacional de Londrina) surgiu no final dos anos 60 com o nome de Festival Universitário de Londrina. Com o passar dos anos, ele foi crescendo e chamando a atenção para artistas nacionais. Porém, em 1980, não foi realizado nenhum evento. Anos mais tarde, o festival se tornou internacional e em 1990, trocou sua nomenclatura para Festival Internacional de Londrina.

 

Outro festival bastante conhecido é o Festival de Música de Londrina, que recebe exatamente este nome no ano de 1980, onde Norton Morozowich decidiu fazer a alteração da nomenclatura. 

Mais Notícias do LEC
Newsletter
Assine a nossa Newsletter e receba todas as novidades do LEC!
Patrocinadores
Parceiros