Últimas Notícias

Clube

Londrina Esporte Clube 64 anos: Invicto e com o apoio da torcida, Londrina passa por grandes equipes e conquista a Copa da Primeira Liga

Com a melhor campanha da competição, Tubarão fez as decisões no Estádio do Café e conquistou uma competição nacional após 37 anos

Por Assessoria de Imprensa
domingo, 05 de abril de 2020
Londrina Esporte Clube 64 anos: Invicto e com o apoio da torcida, Londrina passa por grandes equipes e conquista a Copa da Primeira Liga
A festa foi total no Estádio do Café, com a conquista da Copa da Primeira Liga em 2017. (Foto: Gustavo Oliveira/ Londrina Esporte Clube)

Após ser convidado para disputar a Copa da Primeira Liga, no final de 2016, o Tubarão entrou na competição para fazer história e foi assim ao final dela, no Estádio do Café lotado, onde nossos torcedores comemoravam o título após as penalidades máximas.

 

Sob o comando de Cláudio Tencati, nomes como do goleiro César, do zagueiro Dirceu, do volante Germano e do atacante Carlos Henrique ficaram marcados na campanha Alviceleste.

 

Modo de disputa

 

A Copa da Primeira Liga contou com 16 equipes divididas em quatro grupos com quatro equipes em cada. O Tubarão estava no Grupo D ao lado de Paraná Clube, Avaí e Figueirense. Por conta do calendário apertado, cada time faria apenas três jogos em cada grupo e os dois melhores avançavam as quartas de final.

 

Das quartas, semifinal e final seria apenas em jogo único, na casa do clube com melhor campanha.

 

Campanha

 

O primeiro jogo da temporada de 2017 para o LEC, foi pela Copa da Primeira Liga, em Florianópolis-SC, contra o Figueirense, no Estádio Orlando Scarpelli. Em um jogo bastante equilibrado, o Alviceleste marcou na reta final da partida com o meio-campo Celsinho. O capitão Germano, lembra do início de competição como uma preparação para a temporada, mas buscando o espaço do clube no cenário da competição. “Quando fomos convidados, ficamos super felizes por estar na competição e pela grandeza dela. E nós, por tudo que o Londrina apresentou nos últimos anos, com acesso e sendo campeão Estadual. Após o sorteio dos grupos, vimos uma grande oportunidade e convicção mediante ao trabalho que estava sendo realizado, vimos condições reais de passar para a próxima fase”, relembrou Germano.

 

Poucos dias depois, o LEC voltou a Florianópolis, dessa vez, para encarar o Avaí, no Estádio da Ressacada. Novamente, em partida com grande equilíbrio, o Londrina venceu com um gol na fase final da partida, dessa vez com Safira e garantiu a classificação antecipada para a próxima fase.

 

Na última rodada do Grupo D, o Tubarão fez seu primeiro jogo em casa, para garantir o 1º lugar do grupo e a vantagem do jogo no Café nas quartas de final. Contra o Paraná Clube, brilhou a estrela de Paulo Rangel, que com dois gols, deu a vitória e o topo do grupo ao Alviceleste.

 

Com a classificação, o Londrina iria encarar o Fluminense nas quartas de final, em jogo único, no Estádio do Café. Por conta do calendário, a partida seria cinco meses após o último jogo do Tubarão pela competição.

 

Após um longo período, o LEC recebeu o Fluminense no Estádio do Café, valendo uma vaga nas semifinais. O volante Germano, destacou que os jogadores viram nesses jogos uma oportunidade de buscar o título da competição. “Nós encaramos como uma oportunidade única, então, quando fomos para esse jogo contra o Fluminense, nós vimos a nossa oportunidade de jogar, tudo aquilo que planejamos no início da competição, chegamos ao momento de poder desfrutar daquilo que a competição oferecia e tivemos uma noite espetacular”, destacou Germano.

 

Na partida, o atacante Carlos Henrique marcou os dois gols da vitória Alviceleste e com a classificação, o Tubarão teria o Cruzeiro pela frente, novamente no Estádio do Café. Até o momento, o LEC havia tido quatro jogos e quatro vitórias.

 

No confronto diante do Cruzeiro, o Estádio do Café estava lotado e o torcedor jogou junto com a equipe. Porém, no início do segundo tempo, o Cruzeiro tinha uma vantagem de dois gols a zero. Após os 35 minutos da segunda etapa, com muita pressão, bola na trave e boas defesas do goleiro adversário, o Tubarão diminui a desvantagem. Marcinho fez jogada pela esquerda e cruzou no segundo pau, Safira testou firme e balançou as redes de Rafael.

 

No último lance, Safira fez jogada individual, invadiu a área e foi derrubado, o árbitro marcou pênalti. O capitão Germano pegou a bola na mão e tinha a grande responsabilidade de marcar o gol, para levar a partida para a cobrança de pênaltis. O capitão comentou que naquele momento, que se blindou internamente, para que a pressão externa não o atrapalhasse na cobrança.

 

Batendo com grande categoria, no canto direito de Rafael, empatou o jogo e levou a decisão para a marca da cal. O camisa 8, comentou sobre como foram os momentos entre o final de jogo e o início das cobranças. “A conversa foi no sentido de falar para todos os jogadores que as coisas não foram por acaso, vamos acreditar e não vamos fazer nada de diferente daquilo que a gente treina”, comentou Germano.

 

O jogador também revelou que ele seria o 5º batedor, mas após uma conversa com Tencati, pediu para fazer a primeira cobrança. Na batida, colocou no mesmo canto do pênalti no tempo normal. Para o Cruzeiro, Lucas Silva parou nas mãos de César, que caiu no canto direito para fazer a defesa.

 

Na sequência, Marcinho cobrou e Rafael defendeu. Bryan empatou a partida em cobrança no canto esquerdo de César. Ayrton colocou o Tubarão na frente novamente, em batida deslocando o goleiro do Cruzeiro. Na terceira cobrança, Arthur cobrou no canto esquerdo e César encaixou a bola.

 

Artur, do Londrina parou no travessão na quarta cobrança. Pelo lado do clube mineiro, Alex cobrou no canto esquerdo e o arqueiro Alviceleste fez sua terceira defesa na partida. No pênalti final, Dirceu bateu bem e deu a classificação ao LEC para a final da Copa da Primeira Liga.

 

Após o jogo, ainda em comemoração, o capitão Germano ficou sabendo de uma notícia ruim. “Fiquei sabendo que estava fora da final por ter recebido o terceiro cartão amarelo. Eu comemorava, mas já pensando no jogo da final, mas eu estava fora”, relembrou Germano.

 

Na final, novamente o torcedor fez uma linda festa do Estádio do Café. Em uma partida bastante intensa, Londrina e Atlético Mineiro ficaram no empate por 0 a 0 no tempo normal, o campeão seria conhecido nas cobranças dos pênaltis. Germano recordou que as batidas aconteceram no gol da ferradura, como estava suspenso, ficou na entrada dos vestiários.

 

Como contra o Cruzeiro, o Tubarão bateu primeiro. Jumar bateu forte, sem chances para Victor, abrindo o placar para o Alviceleste. Fábio Santos foi o primeiro do Galo e empatou a partida. O zagueiro Edson Silva soltou o pé, Victor acertou o canto, mas não conseguiu fazer a defesa, 2 a 1 para o LEC. Robinho deslocou César e empatou as cobranças de pênaltis.

 

Ayrton assim como fez nas semifinais, deslocou o goleiro e deixou o Londrina em vantagem. Clayton bateu rasteira no canto direito e César voou para deixar o LEC na frente do placar. O capitão da noite, Dirceu foi o encarregado da quarta cobrança, bateu no canto esquerdo e a bola passou por baixo de Victor, deixando em 4 a 2 as cobranças.

 

Para o Atlético Mineiro, foi Rafael Moura que chutou no canto direito e César, com uma das mãos defendeu para a alegria e festa geral no Estádio do Café. “Quando o César defendeu a última cobrança, em que fomos campeões, era um sentimento de alegria, de um trabalho realizado, é inexplicável externar esse sentimento daquele momento em que vivi”, finalizou Germano.

 

A equipe da final foi: César; Lucas Ramon, Dirceu, Édson Silva e Ayrton; Jumar, Rômulo (Marcinho) e Jardel; Negueba, Artur e Carlos Henrique (Safira). O técnico era Cláudio Tencati.

Mais Notícias do LEC
Newsletter
Assine a nossa Newsletter e receba todas as novidades do LEC!
Patrocinadores
Parceiros