Últimas Notícias

Clube

Londrina Esporte Clube 64 anos: Paraná Alviceleste pela primeira vez

Caçula Gigante passa por muitas dificuldades para conquistar o Estadual

Por Assessoria de Imprensa
domingo, 29 de março de 2020
Londrina Esporte Clube 64 anos: Paraná Alviceleste pela primeira vez
Luis Santos, Gauchinho, Juvenal e Paulo Vecchio comemorando o título em Curitiba. (Foto: Arquivo Folha de Londrina)

Os anos de 1962 e 1963 foram muitos especiais para o Londrina Futebol e Regatas, principalmente pela conquista do Campeonato Paranaense de 1962, que só teve seu fim, em abril de 1963. Comandado pelo técnico argentino, Floreal Garro, a equipe Alviceleste enfrentou muitas dificuldades para levantar a taça do Estado pela primeira vez.

 

Com nomes que ajudaram muito durante a competição, como os atacantes Paulo Vecchio, Chinezinho e Gauchinho, o LFR trouxe o título após derrotar o Coritiba na capital paranaense.

 

Modo de disputa

 

No princípio da década de 1960, o Campeonato Paranaense era dividido em três sedes regionais, para os campeões de cada região, disputarem o título posteriormente. O Estadual era dividido entre Série Sul, Série Norte e Série do Norte Pioneiro. Os campeões disputavam o título em um triangular com partidas de ida e volta.

 

Série Norte

 

A Série Norte começou no dia 20 de maio de 1962 com 12 clubes brigando pela competição. Ela era dividida em dois turnos em partidas de todos contra todos, onde os campeões de cada turno se enfrentavam no final para decidir o grande vencedor.

 

O Londrina Futebol e Regatas enfrentou as seguintes equipes na Série Norte: Grêmio Maringá, Nova Esperança, Comercial de Cornélio Procópio, Apucarana, Nacional de Rolândia, Arapongas, Mandaguari, Independente de Mandaguaçu, Astorga, Cambé e Paranavaí.

 

No primeiro turno, o Apucarana levou a melhor e garantiu uma vaga para a disputa da Série Norte. No segundo turno, o Caçula Gigante foi o vencedor. Já em 1963, LFR e Apucarana iriam decidir o título da Série Norte em melhor de quatro pontos. Na época, a vitória valia dois pontos e o empate, um ponto.

 

No dia 23 de fevereiro de 1963, em Apucarana, as equipes se enfrentaram pela primeira vez e a partida terminou empatada por 1 a 1, onde as duas equipes somaram um ponto. No dia 03 de março de 1963, o Londrina recebeu o Apucarana no Estádio Vitorino Gonçalves Dias e foi superado pelo placar de 2 a 1, onde a equipe adversária chegou aos três pontos, dos quatro necessários para a conquista da taça.

 

Como em duas partidas, o campeão não foi resolvido, a decisão seria levada para um campo neutro na cidade de Curitiba. No terceiro jogo, na capital paranaense, o Caçula Gigante venceu por 3 a 2, no dia 10 de março de 1963, também chegando aos três pontos e forçando a disputa de mais uma partida.

 

Novamente no campo neutro em Curitiba, no dia 13 de março de 1963, o LFR venceu por 2 a 1 e conquistou a Série Norte do Campeonato Paranaense, ganhando a vaga no triangular final para a disputa do Estadual.

 

Triangular final

 

Sendo o classificado da Série Norte, o Londrina Futebol e Regatas iria se juntar ao Coritiba, que foi o campeão da Série Sul e com a Cambaraeense, campeã da Série do Norte Pioneiro. No triangular, as equipes iriam se enfrentar em partidas de ida e volta, sendo o time com mais pontos o campeão Paranaense de 1962.

 

A primeira partida do triangular final, aconteceu no dia 07 de abril em Cambará, no Norte Pioneiro, entre Cambaraense e Londrina Futebol e Regatas, terminando empatado em 3 a 3. Na 2ª rodada, o LFR recebeu o Coritiba no VGD e venceu por 4 a 2, chegando aos três pontos na competição.

 

Na terceira rodada, a Cambaraense ficou no empate com o Coritiba por 3 a 3, com o clube de Cambará chegando aos dois pontos e o clube da capital ficando com apenas um ponto. Na quarta rodada, o Coritiba recebeu a Cambaraense e venceu por 4 a 0, na capital, chegando aos mesmos três pontos do Londrina, porém, com apenas mais uma partida para fazer.

 

O jogo decisivo aconteceu no dia 21 de abril de 1963, no antigo Estádio Belfort Duarte (hoje o Estádio Couto Pereira). Aos 8 minutos a primeira etapa, Chinezinho colocou o Caçula Gigante na frente do marcador. Com 31’, Calita empatou a partida para o clube da capital. Ainda na primeira etapa, o LFR dilatou o placar com gols de Gauchinho, aos 40 minutos e Paulo Vecchio, com 43’. Na segunda etapa, Duílio diminuiu para o Coritiba aos 8’ e para selar o título londrinense, Lelo fez o quarto gol aos 31 minutos do segundo tempo. Festa na capital! O Londrina Futebol e Regatas conquistava o seu primeiro título estadual.

 

A volta dos campeões foi muito marcante, pois pela primeira vez, o Londrina fazia uma viagem de avião, sendo recebido por uma multidão no aeroporto de Londrina, onde aconteceu uma carreata até a Prefeitura para comemorar a conquista, ainda tendo um desfile na Avenida Paraná, para celebrar o título.

 

Mesmo com toda essa festa, o LFR ainda tinha um último jogo, no Estádio Vitorino Gonçalves Dias contra a Cambaraense, no dia 24 de abril de 1963. O Caçula Gigante venceu por 4 a 1, para consolidar a conquista do Campeonato Paranaense de 1962.

 

A equipe que participou da partida histórica em Curitiba, no dia 21 de abril de 1963 foi a seguinte: Zuza; Luis Santos, Juvenal, Gabiroba, Lelo e Berto; Chinezinho, Paulinho, Adamastor, Paulo Vecchio e Gauchinho. O técnico era o argentino Floreal Garro.

 

Participaram da campanha ainda os seguintes jogadores: Adelmar, Eduardo, Cortês, Pinheiro, Jair, Jairzinho, Dalton, Cláudio e Eny. O presidente do clube era Carlos Antônio Franchello. Os vices eram Silvio Bussadori e Olavo Santiago. Na comissão técnica, o LFR tinha o diretor de futebol, Algacir Penteado, conhecido como Chulipa; o diretor social, Joemi Meneghin; os médicos Dantos Paranaguá e Lorenzo Izquierdo; o massagista, Silvio Silva, conhecido como Trovão; e o mordomo, Ordalino Seixas, conhecido como Bernardo.

Mais Notícias do LEC
Newsletter
Assine a nossa Newsletter e receba todas as novidades do LEC!
Patrocinadores
Parceiros