Apesar do resultado negativo, Tubarão avançou na Copa do Brasil
Criciúma e Londrina Esporte Clube já se enfrentaram em 19 oportunidades ao longo da história, pela Série B, Série C, Copa do Brasil, Taça de Prata e amistosos. O Flashback Alviceleste relembra o confronto da Copa do Brasil de 2014.
Na 1ª fase da competição em 2014, quando o Tubarão voltou a disputar a Copa do Brasil após quatro anos, na Série D, o LEC encarou o Criciúma, que estava na Série A. Na partida de ida, no Estádio do Café, Arthur fez os dois gols da vitória Alviceleste por 2 a 0.
Jogando no Estádio Heriberto Hülse pela partida de volta, o torcedor do time catarinense compareceu em bom número para empurrar o time da casa e também para comemorar a partida de número 150 do meia Paulo Baier. Em meio as finais do Estadual, o técnico Cláudio Tencati levou um time misto a campo.
Apesar de toda a pressão, o início da partida foi bem truncado, que a primeira oportunidade foi do Londrina, aos 25 minutos com o atacante Joel, que saiu na cara do goleiro, mas acabou chutando ao lado do gol. O lance acordou o time da casa, que chegou ao gol inaugural aos 31’, Paulo Baier deu ótimo passe dentro da área para Silvinho, que bateu cruzado para balançar as redes de Vitor.
No final da primeira etapa, Silvinho recebeu de Eduardo e bateu de primeira, a bola tirou tinta da trave do arqueiro Alviceleste, mas no primeiro tempo foi só.
O Criciúma voltou para igualar o placar no confronto agregado, pressionou bastante o LEC, porém, as chegadas não levavam tanto perigo. Com um calendário cheio nos últimos dias, o Londrina começou a sentir o cansaço e também os estreantes Lucas Ramon e Matheus não suportaram o ritmo, saindo da partida.
As mudanças do clube da casa também não surtiram o efeito esperado, fazendo com que a impaciência tomasse conta das arquibancadas carvoeiras. Aos 43 minutos da segunda etapa, Victor Michels desceu pela direita e cruzou rasteiro, Douglas Grolli desviou a bola e ela matou o goleiro Vitor, deixando o placar agregado empatado, levando a decisão para os pênaltis.
Aos 47 minutos, após jogada pelo lado direito, Bidía acionou Maicon Silva, que invadiu a área e de bico de chuteira, botou a bola no canto direito do goleiro, diminuindo o placar e dando a classificação ao Tubarão. O gol calou o Estádio Heriberto Hülse e a torcida começou a deixar as arquibancadas.
Confira os melhores momentos desse Flashback Alviceleste pelas imagens do Portal Litoral Sul:
FICHA TÉCNICA
Criciúma: Bruno; Eduardo, Fábio Ferreira, Escudero e Giovanni (Ezequiel); Serginho, Everton (Vítor Michels), João Vitor, Paulo Baier e Silvinho; Lucca (Gustavo).
Técnico: Caio Júnior.
Londrina: Vitor; Lucas Ramon (Maicon Silva), Douglas Grolli, Matheus (Dirceu) e Paulinho; Diogo Roque, Anderson Leite (Bidía) e Rone Dias; Lucas Gomes e Joel.
Técnico: Cláudio Tencati.
Gols: Silvinho aos 31’ do 1º tempo e Douglas Grolli (contra) aos 43’ do 2º tempo (Criciúma); Maicon Silva aos 47’ do 2º tempo (Londrina).
Retrospecto
Londrina e Criciúma já se enfrentaram em 19 oportunidades, onde o Tubarão venceu cinco vezes e obteve empate em outros cinco jogos. Ao todo, o LEC marcou 24 gols contra o clube catarinense.
O maior artilheiro contra o Criciúma é Anselmo, que fez três gols contra o Tigre (todos marcados no confronto em 2001). Ele é seguido por Paulinho, o Canhão de Pinhal, Arthur, Felipe Marques e Dagoberto com dois tentos cada. Com um gol marcado, aparecem: Osmar Volpato, Zé Dias, Adalberto, Nem, Kanu, Fabinho, Maicon Silva, Germano, Jô, Itamar, Negueba, Thiago Ribeiro e Higor Leite. Os confrontos contra o Criciúma aconteceram pela Série B, Série C, Copa do Brasil, Taça de Prata e em amistosos.