Últimas Notícias

Institucional

Nota de esclarecimento ao torcedor

Londrina Esporte Clube esclarece a respeito de acusações de cerceamento do acesso à imprensa

Por Assessoria de Imprensa
quinta-feira, 30 de janeiro de 2020
Nota de esclarecimento ao torcedor

Caro torcedor alviceleste,
Em virtude do que foi mencionado nos últimos dias por alguns profissionais que trabalham em alguns veículos de comunicação  da cidade de Londrina, o Londrina Esporte Clube vem a público para esclarecer o seu fiel torcedor, amigos e parceiros.
 

Ao contrário do que foi pronunciado por alguns desses profissionais, deixamos claro que não é e nunca será da natureza do clube qualquer  tipo de cerceamento ao legítimo trabalho jornalístico. Este, aliás, será sempre bem-vindo às nossas dependências e encontrará aqui sempre portas abertas. 
 

Entendemos, assim como a grande maioria da nossa sociedade, que a imprensa tem um papel fundamental na construção de um mundo melhor. Tem um papel de investigar e mostrar a verdade ao cidadão. Doa a quem doer. De trabalhar para que a informação de qualidade seja lida, ouvida, vista e sentida. 
 

O Londrina Esporte Clube teve acesso a uma informação grave. Primeiramente, passamos ao nosso Departamento Jurídico para que pudesse tomar, assim como está fazendo, os trâmites necessários dentro da Lei. E inclusive nos resguardando juridicamente para em seguida repassarmos o arquivo aos veículos de imprensa para que pudessem ter conhecimento do assunto.
 

O assunto aborda um áudio de um ex-jogador nosso, que também esteve no Figueirense Futebol Clube durante a disputa do Campeonato Brasileiro da Série B do ano passado. Na conversa, o atleta afirma que foi orientado pela agremiação florianopolitana a assinar um documento apenas com o intuito de livrar o FFC de uma punição. O áudio é a gravação de uma conversa telefônica.
 

A gravação deixa clara a atitude do nosso adversário e destaca a gravidade do caso, conforme já deixamos explícito nos autos do processo 409/2019 protocolado junto à Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva. E por conta desse não cumprimento do regulamento, nos convém dizer que o FFC foi beneficiado perante os demais 19 participantes do último Campeonato Brasileiro da Série B. Como já enfatizamos anteriormente, acreditamos na Justiça. E neste caso em específico, ela seria bem-vinda para o bem do esporte brasileiro.
 

Sobre o arquivo em questão com a gravação do áudio, repassamos primeiramente a alguns profissionais que frequentam as nossas coletivas de imprensa. Depois, encaminhamos a demais veículos de imprensa locais. 
 

Imediatamente, deixamos claro que o LEC não queria tomar partido do trabalho jornalístico de ninguém. Nem “obrigamos” nenhum veículo de comunicação a publicar esse áudio. Reservamo-nos ao lugar de parte envolvida, fora dessa abordagem.
 

Respeitamos o papel da imprensa. E não queremos ser ajudados. Não temos veículos de imprensa “amigos”, conforme grifou um outro profissional aqui da cidade. Nós queremos apenas que a verdade apareça. É isso que nos basta e cremos que é o que basta ao nosso público também.
 

Mas para nosso espanto, apenas três veículos de imprensa da cidade se propuseram a fazer o trabalho jornalístico de apurar com isenção, de entrar em contato com todas as partes envolvidas e levar um assunto sério a conhecimento do público: Rádio Brasil Sul, Rádio CBN e Rede Massa. Os demais veículos de comunicação locais simplesmente ignoraram o tema. 
 

É por esse motivo que preferimos, momentaneamente, fechar nossas entrevistas coletivas antes das nossas partidas. Prática que alguns clubes do futebol brasileiro e europeu já fazem com sucesso e que passaremos a experimentar momentaneamente. Em contrapartida, deixamos claro que continuaremos a analisar os pedidos de entrevistas de exclusivas que nos chegarem. 
 

Também não deixaremos nossos torcedores sem acesso ao dia a dia do clube. Dentre os nossos projetos será o fortalecimento constante a partir de agora dos canais oficiais do clube. Também queremos passar a ter um relacionamento mais perto de você, torcedor, sem intermediários. 
 

Tanto que já vamos abrir ao público o treino da nossa equipe principal, previsto para as 15h45 desta sexta-feira (31), no Estádio do Café. Sua entrada será de graça, torcedor! E você poderá fazer isso pelos portões das cadeiras cativas. Vá e leve a sua família inteira! Dê aquele incentivo ao nosso time para o difícil desafio contra o Coritiba. 
 

E neste momento, fica aqui a nossa crítica sobre como alguns profissionais de comunicação se proclamam como porta-vozes de toda a imprensa, de como alguns veículos de comunicação se intitulam como a “voz” do Londrina Esporte Clube. Alguns têm até mesmo a pretensão em afirmar que são “voz” do nosso torcedor. 
 

Não. Vocês não são. Estamos em uma democracia. O nosso torcedor tem voz, a dele mesmo. E o Londrina Esporte Clube estará sempre atento a ouvir cada torcedor do clube, um a um. E faremos de tudo, seja por meio dos canais oficiais do clube ou por meio dos grandes jornalistas, que continuam sendo a grande maioria, a levar, de forma clara e precisa, tudo sobre o Tubarão a todos aqueles que são apaixonados pelas nossas cores.


Londrina Esporte Clube e SM Sports

Mais Notícias do LEC
Newsletter
Assine a nossa Newsletter e receba todas as novidades do LEC!
Patrocinadores
Parceiros