Últimas Notícias

Escolinha

Londrina apresenta projeto de recuperação física em atletas da categoria sub-13

Através do projeto, coordenação e equipes técnicas terão embasamento para desenvolver os trabalhos com os jogadores da categoria

Por Jefferson Bachega/ Londrina EC
segunda-feira, 08 de julho de 2019
Londrina apresenta projeto de recuperação física em atletas da categoria sub-13
Luiz Fernando apresenta os dados coletados para os pais dos atletas do sub-13. (Foto: Jefferson Bachega/ Londrina Esporte Clube)

Na última semana, houve uma reunião entre a coordenação do Londrina Esporte Clube, pais de alunos selecionados da categoria sub-13 e o responsável pelo projeto em relação a recuperação física dos atletas. O objetivo do projeto desenvolvido é dar suporte a coordenação e equipes técnicas para desenvolver o trabalho com os jogadores e detectar possíveis causas de lesões nos jogadores.

 

Responsável pelo projeto, o aluno do mestrado da UEL (Universidade Estadual de Londrina), Luiz Fernando Ramos Silva, falou sobre os objetivos do projeto com os atletas da categoria sub-13. “Neste projeto temos trabalhado com o tempo de recuperação pós-jogo e a influência do processo de maturação durante esse tempo de recuperação, então temos trabalhado com as categorias de 12 até 15 anos”, explicou Luiz Fernando sobre o trabalho desenvolvido.

 

Sobre o resultado do projeto, Ramos Silva afirmou que os indicadores mostram que os atletas demoram para se recuperar após uma partida entre 24 a 48 horas. “O que temos encontrado é que os atletas, após uma partida, eles parecem demorar de 24 a 48 horas para se recuperar de uma partida. Os dados ainda são preliminares, nós vamos realizar mais avaliações e alguns outros tratamentos estatísticos, mas até então, tudo indica isso”, destacou o resultado do projeto.

 

O coordenador da base do Londrina Esporte Clube, Francisco Alencar, falou sobre a importância deste projeto para o clube e em que pontos ele irá ajudar na formação do atleta. “Como trabalhamos com formação e um dos objetivos da escolinha é podermos captar atletas para terem oportunidade na base. Como o Fernando já faz um trabalho na UEL de pesquisa, ele nos propôs essa pesquisa, até porque não tínhamos dados dessa categoria de esforço físico, tempo de jogo e distância percorrida, assim esses jogadores que participaram do projeto, a gente acha que lá na frente terão a oportunidade de vestir a camisa do Londrina no sub-15, sub-17 e no profissional. O objetivo maior é você identificar os talentos e ver se estamos trabalhando da forma correta, até para minimizar lesões e o Fernando nos deu dados muito importantes”, enfatizou Alencar.

 


Coordenador da base do Londrina Esporte Clube, Francisco Alencar comentou com os pais dos atletas a importância dos resultados do projeto. (Foto: Jefferson Bachega/ Londrina Esporte Clube)

Para Fernando, os dados trabalhados e divulgados pelo projeto dele são muito importantes para o Londrina e para o que pensam no futuro do atleta. “Esses dados são bastante importantes para o pessoal que irá trabalhar com o desenvolvimento dos atletas, eles podem utilizar esses dados de maturidade, os dados da composição corporal, os dados de estatura adulta para fazer a interpretação do desempenho dos atletas no campo e também para fazer as predições daquilo que eles pensam do atleta como futuro” afirmou Luiz Fernando.

 

Responsável pelo trabalho na base do Londrina, Alencar acredita que a reunião com os pais dos atletas ajuda a mostrar que o clube está cuidando dos filhos deles e do desenvolvimento do menino. Para o clube, o coordenador acredita que o projeto beneficia muito a preparação do jogador. “Para o Londrina é válido e muito, porque você está preparando os futuros atletas que podem integrar uma equipe profissional e sabemos que ano passado e neste ano tem saído atletas da base em negociações que o clube precisa”, finalizou Francisco Alencar.

Mais Notícias do LEC
Newsletter
Assine a nossa Newsletter e receba todas as novidades do LEC!
Patrocinadores
Parceiros